Plano de aula 1 - Teatro

Blog de celiagusmao :Triarteen Assessoria em Arte/Educação e Projetos Artísticos, Plano de aula 1 - Teatro

 

Teatro

Plano de aula 01

Duração: 50 minutos (1h/a)

Público: Ensino Fundamental e Médio

Neste primeiro momento,vamos conhecer a turma antes mesmo de entrar com a proposta do que iremos trabalhar durante o decorrer das aulas. Assim, poderemos escolher qual a peça de teatro que melhor se encaixa no perfil da turma. Para isso vamos trabalhar com jogos que facilitem o nosso objetivo.


CONTEÚDO:

  • Jogo "Teia"

OBJETIVO:

  • Oportunizar atividade de integração, concentração, nivelamento e expectativa.

METODOLOGIA:

  • Em círculo*.  

   RECURSOS:

  • Bola de retalhos.

  AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica




CONTEÚDO:

  • Jogo "Bola nomes"

OBJETIVO:

  • Oportunizar memorização, integração do grupo, concentração, alongamento, aquecimento e descontração.

METODOLOGIA:

  • Em círculo*

RECURSOS:

  • Bola

AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica

 

CONTEÚDO:

  • Jogo "Passarinho Voador"

 OBJETIVO:

  • Trabalhar a concentração, agilidade, integração e aquecimento.

METODOLOGIA:

  • Individual e em duplas*

RECURSOS:

  • Não há

AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica


CONTEÚDO:

  • Jogo "Escultura versus escultor"

OBJETIVO:

  • Trabalhar a confiança, criatividade, exploração dos três planos, integração e percepção.

METODOLOGIA:

  • Dois círculos concêntricos*

RECURSOS:

  • Não há

AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica 




DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DE CADA CONTEÚDO*


*TEIA:  O grupo se dispõe num círculo. O primeiro participante se apresenta e fala sobre o que para ele venha ser "O que é Teatro",enviando em seguida a bola de retalhos para outro colega (de forma aleatória), mas permanecendo ligado a bola por meio de um fio de retalho. Continua-se o exercício até que se forme uma "teia" com todos os participantes. São apresentados aos grupos as regras de conduta exigidas e é oportunizado que eles exponham aquilo que julgam necessários para o bom relacionamento do grupo. Ao final a bola é refeita, enviando-a de volta para a pessoa que lhe houver arremessado. Todavia, esta fase se realiza cantando:

Tudo que embola desembola, tudo que enrola desenrola. (2x).

Se o rolo enrola, desembola o bolo, se o bolo embola desembolará.(2x).

 

*Bola-nomes: O grupo se dispõe em forma de círculo. O primeiro participante arremessa a bola para outro dizendo seu próprio nome, o que recebeu arremessa para outro dizendo seu próprio nome também, e assim sucessivamente até que todos tenham participado. Em seguida o participante que estiver com a bola arremessa-a para outro dizendo o nome daquele para quem arremessou, e assim sucessivamente. Quando todos já tiverem participado, aquele que estiver com a bola arremessa para um colega dizendo o nome de outro, o que recebeu a bola deve passá-la para o colega que quem arremessou disse o nome e terá de dizer o nome de um outro colega e assim sucessivamente.


*Passarinho Voador:  exemplo: Número de pessoas 10

O professor diz: "Passarinho está voando", e todos os 10 começam andar livremente pela sala.

O professor continua: "Passarinho na gaiola", cada par de mãos dadas, frente para o outro corre atrás de outra pessoa para prende-la na gaiola. (a terceira pessoa seria o passarinho).

Objetivo: sobrar uma pessoa.


*Escultura versus Escultor: O trabalho é realizado em 2 grupos. Organize os alunos de dois em dois, um em frente ao outro, em dois círculos concêntricos. Após um sinal previamente combinado, um aluno da dupla modela o outro, conforme sua vontade como se fosse um escultor. Em seguida, ao sinal do orientador o círculo de fora se movimenta e o aluno pode modificar a escultura feita pelo outro. Depois de todos poderem ter modificado a escultura do outro, eles devem tentar desconcentrar o colega que está como escultura fazendo-o rir ou se movimentar, mas não se pode tocar na escultura. Invertem-se os papéis.




OBS: No final da aula, façam um debate sobre o que eles acharam das atividades. Assim, vocês terão uma avaliação mais abrangente sobre a turma e também sobre as dinâmicas trabalhadas na aula.  Geralmente, as crianças/adolescente adoram este tipo de aula o que  facilita muito na afinação do grupo.


Espero poder ter ajudado de alguma forma. Lembrando que a cada semana estarei postando outras aulas.


Com carinho,


 Célia Gusmão




 

aula, Ensino Fundamental, Ensino Médio, jogo, Teatro

sábado 28 maio 2011 17:16 , em Teatro



1 Fan


14 comentário(s)

  • celiagusmao Sex 11 Jul 2014 16:59
    Fico feliz que tenha gostado, Solange!

    Fique à vontade, esse espaço é nosso!

    Grande abraço

    Prof.Ms. Célia Gusmão
  • Solnge Cerqueira Silva mailto Qui 10 Jul 2014 23:46
    Muito proveitoso, amei! Abaço.
  • celiagusmao Ter 19 Fev 2013 14:09
    Olá, Eva! Tudo bem?

    Fico feliz em poder ajudar. Visite sempre que quiser.

    Sucesso e boas aulas.

    Qualquer dúvida pode me procurar pelo e-mail: triarteen@gmail.com

    Grande abraço

    Prof. Célia Gusmão
  • Eva Lima Reis mailto Seg 18 Fev 2013 18:59
    Estou concluindo a minha graduação em arte-Teatro, 7º período mas irei assumir as aulas de arte na escola em que trabalho. Mesmo estudando sinto que estou nervosa para iniciar as aulas, essas dicas de planejamentos que você postou com certeza irá me ajudar nesse momento inicial. Gostei muito! Obrigada.
  • celiagusmao Seg 11 Fev 2013 00:17
    Que legal, Lucia!

    Pode visitar meu blog à vontade!!!

    Se quiser algumas dicas entre em contato comigo pelo e-mail:

    triarteen@gmail.com

    Grande abraço e sucesso nas suas aulas.

    Prof. Célia Gusmão
  • Lucia Sáb 09 Fev 2013 23:47
    Parabéns! Obrigada, por dividir experiências. Estou começando agora com os baixinhos, e essas dicas vão me ajudar muito!
  • celiagusmao Qui 07 Fev 2013 14:15
    Olá, Gisele!

    Obrigada pela visita. Entre em contato no e-mail: triarteen@gmail.com.

    Abraços

    Prof. Célia Gusmão
  • Gisele mailto Qua 06 Fev 2013 01:54
    Olá Celia! Muito legal seu trabalho e disponibilidade de ajudar assim! Estarei iniciando aulas para diferentes idades, e estava programando minhas aulas, quando encontrei essa e achei muito divertido por termos jogos em comum!
    Há outros planos de aula como esse que posso também consultar?
    Grata!
  • celiagusmao Dom 03 Jun 2012 23:06
    Oi, Carolina! Obrigada. Faço isso com o maior prazer.

    Entre em contato: triarteen@gmail.com
  • carolina mailto Ter 29 Mai 2012 22:26
    oi boa tarde adorei os seus planos gostaria de te-los pq trabalho com crianças de tempo integral e tenho varias oficinas e suas atividades são otimas . Muito obrigada gostaria que vc pudesse me envia-las . bjs fica com Deus e que Deus continue te iluminando e guiando-a com as suas experiencias


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.91.45.143) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para celiagusmao

Precisa estar conectado para adicionar celiagusmao para os seus amigos

 
Criar um blog